O mês de janeiro, também é conhecido como JANEIRO BRANCO, serve para alertar como os problemas de saúde mental impactam na qualidade de vida das pessoas.
O site SD Positivo realizou uma pesquisa com mais de 2.100 respondentes economicamente ativos, em que apurou o impacto direto da saúde financeira na saúde física e mental dos trabalhadores. Alguns pontos chamam a atenção: 79% dos trabalhadores estão insatisfeitos com os seus rendimentos; 54% das pessoas acreditam ser equilibrados financeiramente, embora 66% não possuem qualquer reserva financeira e 75% não possuem o hábito de investir.
A pandemia não só elevou a relevância do assunto, como mostrou a importância de rever hábitos. Os números acima refletem bem o trabalho que deve ser feito para uma mudança de mentalidade. Dos respondentes abordados sobre o efeito financeiro em suas vidas, 72% alegam que a situação econômica impacta diretamente a sua saúde física e mental e 43% alegam que a situação financeira afeta a rotina e a sua entrega no trabalho.
A pesquisa também abordou o nível de estresse e seus principais sintomas reportados por eles:
71% Ansiedade e nervosismo
61% Tensão muscular
60% Irritabilidade e/ou desânimo
55% Cansaço e fadiga
48% Pouca tolerância ou paciência
46% Falta de concentração e/ou dificuldade de aprendizado
45% Alteração do peso e/ou do apetite
42% Insônia e/ou inquietação
39% Desinteresse e/ou perda de prazer
Em janeiro, o BACEN divulgou que 66,5% das famílias brasileiras estão endividadas, dos quais 59,3% delas possuem renda superior a 10 salários-mínimos. Assim, o problema fica evidente quando 42,9% alegam pagar as contas com mais de 90 dias de atraso, indicando provável aumento de inadimplência, aumentando da pressão e da sensação de incerteza sobre como será o futuro próximo dos trabalhadores.
Fica clara, portanto, a relação do impacto financeiro na vida das pessoas, que ainda têm muito receio de admitir que problemas de saúde física, mental e financeiro afetam diretamente a sua produtividade no trabalho e qualidade de vida. A intenção da pesquisa é alertar as empresas sobre a importância de começar a tratar do tema saúde com uma visão mais ampla e interconectada com os planos físico, mental e financeiro, já que existe uma relação de causa e efeito entre eles, de forma que o olhar sobre o todo pode trazer resultados mais rapidamente.
A amostra ainda apresenta que 77% das pessoas alegam não conseguirem planejar seus sonhos. É notório que ações como JANEIRO BRANCO e de outros meses coloridos são importantes. Um olhar mais aprofundado a respeito dos problemas que impactam a qualidade de vidas das pessoas pode deixar os 12 meses do ano mais brandos do que são atualmente. A felicidade e a qualidade de vida não podem ser deixadas de lado, pois são a base para uma boa saúde mental.
por: José Roberto Falcone
Comments