Artigos no Brasil e no exterior e pesquisas publicadas nos EUA e no Reino Unido deixam claro como o desequilíbrio financeiro afeta a saúde física e mental das pessoas e aumenta os gastos com despesas médicas dos funcionários.
O estudo[1] recente realizado pela Creditas e o Ibope Inteligência ouviu mil pessoas de várias classes sociais em 5 regiões sobre o impacto das dívidas pessoais na performance dos colaboradores nas empresas no Brasil e como ações de educação financeira podem mudar esse cenário. Os resultados reforçam que o mau endividamento atrapalha a performance dos colaboradores e ao mesmo tempo solidifica as ações de educação financeira e benefícios de crédito no ambiente corporativo, ajudam no desempenho dos profissionais e nos resultados da empresa. Veja alguns pontos:
43% afirmam possuir dívidas
51% já contrataram crédito desconhecendo a taxa de juros
26% são mais desmotivados no trabalho
37% buscam um novo emprego para pagar as dívidas
73% gostariam de trabalhar em uma empresa que ofereça maior qualidade de vida
Com o objetivo em promover o bem-estar financeiro, diversos artigos já publicados no site www.sdpositivo.com.br/blog alertam sobre os mesmos pontos, bem como o importante papel do RH em prover orientação financeira e suporte para melhor tomada de crédito barato para os funcionários, melhorando o clima organizacional e a qualidade de vida das pessoas.
A oferta de crédito é um bom benefício, mas sem orientação ao funcionário pode não ser a melhor alternativa, podendo tornar-se uma armadilha para aumentar o endividamento.
É necessário educar e preparar todo o quadro para a utilização do crédito de forma consciente, sendo assim, proporcionar educação financeira é fundamental para melhorar a relação com o dinheiro, através do equilíbrio entre orçamento x despesas, planejamento do futuro, entendimento de como aplicar recursos e a conquista de sonhos.
Dentro do pacote de benefícios é importante ter um provedor de crédito pessoal confiável, como também é importante ter como parceiro um provedor de educação financeira focado em bem-estar, refletindo em ganhos para os funcionários, para o RH e para a empresa.
Por José Roberto Falcone
Comments