top of page
  • Foto do escritorSD Positivo

PREVIDÊNCIA PRIVADA x FIM DE ANO

Atualizado: 27 de mai. de 2020

PREVIDÊNCIA PRIVADA – PGBL – PLANO GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRE


O ano está acabando, mas ainda dá tempo de fazer um aporte no seu plano atual ou abrir um plano caso você ainda não tenha, e obter vantagens tributárias, reduzindo o imposto a pagar (a mordida do Leão) ou melhor ainda, aumentar o valor da sua restituição se for o caso, na Declaração Completa de Imposto de Renda 2020.

No PGBL, você pode deduzir as contribuições ao plano até o limite de 12% da renda bruta tributável do ano base de cálculo do IR.
Essa dedução agora significa que você pagará menos imposto de renda ou aumentará sua restituição, e somente será tributado lá na frente quando for efetuar o resgate. Porém esse valor aportado na previdência renderá conforme o fundo a ser escolhido pelo participante e você ainda pode investir a economia atual para render.

A data limite para fazer um plano novo ou aportar em plano já existente é até o dia 30/12. No entanto convém não deixar para o último dia sob risco de a transação não ser efetivada em tempo. O ideal é tomar a decisão agora e se antecipar para não perder essa vantagem.

Lembrando que os planos de previdência privada são administrados por empresas de Previdência devidamente constituídas para isso, sendo que além dos bancos (que cobram taxas de administração mais altas e tem menos opções de fundos), empresas seguradoras de renome no mercado também são administradoras de planos e oferecem uma quantidade maior de opções em fundos para se aplicar o recurso.

Pense: o futuro é você quem faz no presente!


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page